Há quinze anos, no dia 13 de maio de 2005, fundamos a Sobrea com o objetivo principal de fomentar o uso da metodologia científica na avaliação de bens, em especial imóveis e empreendimentos de base imobiliária.
Nesse período realizamos um congresso e oito simpósios, nos quais debatemos os novos recursos à disposição da engenharia de avaliações e difundimos novas técnicas e procedimentos avaliatórios embasados na metodologia científica.
Hoje estamos diante dos desafios colocados ao exercício de nossa atividade profissional pela pandemia do novo coronavírus e é preciso discutir as consequências que o distanciamento social e o impacto econômico da doença têm para cada uma das atividades que constituem o processo avaliatório, em especial no que diz respeito ao comportamento do mercado imobiliário.
Para a própria Sobrea há um desafio adicional. Nossa atividade até agora esteve alicerçada principalmente na realização dos eventos presenciais a cada dois anos, cuja qualidade técnica é inegável, como podem testemunhar todos aqueles que deles tomaram parte.
Atualmente, é bastante incerta a possibilidade de retomada no curto prazo da realização desses encontros, em função das restrições de distanciamento social necessárias ao combate à epidemia.
Isso nos coloca diante do desafio de manter a discussão técnica entre os sócios no mais alto nível, porém utilizando os sistemas de comunicação à distância que a tecnologia hoje nos oferece.
Para isso, necessitamos de sua ajuda. Em primeiro lugar, precisamos atualizar os endereços eletrônicos dos sócios, de forma a estabelecer uma comunicação regular com todos e dimensionar os melhores meios para a realização das nossas discussões técnicas.
Em segundo lugar, precisamos de sua opinião a respeito dos principais temas que devemos abordar nesses eventos à distância, para que possamos atender às necessidades mais prementes sentidas por nossos associados. Para isso, envie suas sugestões para o nosso endereço eletrônico: sobrea@sobrea.org.br.
Estamos iniciando uma nova etapa na vida da nossa Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações. A sua participação ativa é imprescindível!