Sociedade Brasileira
de Engenharia de Avaliações

Quem somos?

Nossos objetivos

Nosso estatuto

Quem somos?

Não foi um capricho. Foi um impulso que me levou a enxergar a Engenharia de Avaliações como uma especialidade de escola praticada na maneira de concluir os valores dos bens através da observação de fenômenos sociais pertinentes, sem defini-los como um simples exercício matemático de dedução duvidosa.

Fosse pela determinação e inconformismo, fosse por me incomodar pela forma depreciativa de se considerar na minha empresa esse ramo de atividade como sendo uma sub-engenharia praticada por “bacharengos”, pela melhor qualificação profissional sempre me ocupei da investigação do que poderia reger fenômenos sociais, identificando-os por modelos válidos que pudessem explicar relações causais.

Estas, a meu ver, geraram um ideário ético e de conduta profissional especializada que em pouco tempo polarizou atenções de outros engenheiros e arquitetos cujos sentimentos se identificavam à ordenação epistemológica definida hoje Avaliações por Metodologia Científica.

Devotados a essa ordem, que não é nova e apenas aplicada às avaliações de bens e aos direitos sobre eles, e visando o constante aprimoramento profissional, à discussão, ao debate, à troca consistente das técnicas intentadas e à perseguição permanente do estado da arte é que foi criada a Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações – Sobrea.

A Engenharia de Avaliações, como a concebo, estrutura-se em três pilares do tirocínio do especialista, engenheiro ou arquiteto:

» A modalidade ou ênfase profissional de cada um;
» Os instrumentos da indução por inferência estatística sob a teoria das probabilidades;
» Os instrumentos da análise de investimentos tratados sob a ótica dos riscos, incertezas e técnicas de decisão.

Estes pilares formam um único tronco e têm raízes no conhecimento estreito do urbanismo, da sociologia, dos mercados, das utilidades e da economia urbana. Tudo isto no solo fecundo da ética, das melhores práticas e da conduta ilibada.

Prezado Sobreano, tenho imenso orgulho por você ser um membro desta escola e àquele que está chegando, em nome de todos os demais membros, desejo que cresça conosco, honrando-nos pela sua participação.

Abraço fraterno.

Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Nossos objetivos:

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações, SOBREA, fundada em 13 de maio de 2005, é uma entidade sem fins lucrativos, de âmbito Federativo Nacional e de duração indeterminada, que tem como finalidades precípuas:

a) Congregar profissionais de engenharia e arquitetura, atuantes na Engenharia de Avaliações, que priorizam o uso da metodologia científica na sua produção técnica de trabalhos profissionais, monografias, cursos, treinamentos, teses em seminários, simpósios, congressos e outros;

b) Promover a integração desses profissionais na discussão dos problemas institucionais, científicos e sociais da Engenharia de Avaliações;

c) Realizar e/ou apoiar palestras, conferências, cursos, simpósios, seminários e outros, objetivando a reciclagem e/ou aprimoramento científico dos profissionais de Engenharia de Avaliações;

d) Certificar associados profissionais de Engenharia de Avaliações, mediante critérios científicos e éticos a serem aprovados em Assembleia;

e) Manifestar-se publicamente sobre matéria técnico-científica de Engenharia de Avaliações;

f) Patrocinar ações civis públicas;

g) Pugnar pelos interesses de seus associados, na busca da valorização da metodologia científica em Engenharia de Avaliações.

Nosso estatuto:

Acesse o nosso estatuto no botão abaixo.

Eng.º Lutemberg de Araújo Florencio.

Lutemberg de Araújo Florencio

Doutor em Engenharia de Construção Civil (Real Estate) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Faculdade Oswaldo Cruz de São Paulo (FOC-SP), Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE) e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA); Membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE); Membro da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES); Professor de Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Avaliações e Engenheiro civil do Banco do Nordeste (BNB).

Eng.ª Maria Cristina Moreira Ferraz Maulaz.

Vice Administrativa_Cristina Moreira
  • Especialista e Pós-graduada em Patologia e Desempenho das Construções – UNISINOS/RS;
  • Especialista e Pós-graduada em Avaliações e Perícias de Engenharia – IGEL/INBEC/UFF-RJ;
  • Especialista e Pós-graduada em Ciência da Computação – USP–São Carlos/SP;
  • Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara/SP;
  • Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNESP-Universidade Estadual Paulista/São José do Rio Preto/SP;
  • Atuação na SOBREA – Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações: atual Vice-presidente Administrativa (2023-2025); Diretora da Secretaria Geral e Quadro Social (2019-2023); Diretora do Quadro Social (2017-2019); Conselho Deliberativo (2015-2017);Diretora da Secretaria Geral e Quadro Social (2009-2015); Diretora de Comunicação (2007-2009);
  • Atuação no IGEL – Instituto Gaúcho de Engenharia Legal e Avaliações: atual 2ª Tesoureira e Conselho Fiscal (2023-2025);
  • Palestrante convidada pela UFRG Universidade Federal de Rio Grande (2021), palestrante no X Simpósio SOBREA RJ (2022), convidada para compor uma banca de defesa do TCC da UFRG na área de Engenharia de Avaliações 2023;
  • Atualmente Sócia Proprietária e Diretora Técnica da IMPARI Consultoria e Assessoria SS Ltda desde 2006 – atuando nas áreas de Engenharia de Avaliações, Patologias e Desempenho Construtivo;
  • Sócia Proprietária e Diretora Técnica da extinta Almeida Ferraz Projetos, Construções e Comércio Ltda (1991-2000) – atuava nas áreas de Projetos e Fundações.

Eng.ª Thayna Camila Pereira dos Santos.

Diretora do quadro social_ Thayna Camila

Engenheira Civil especialista em Avaliações, Auditoria e Perícias de Engenharia; pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho; pós-graduada em Patologia das Construções; Técnica em Edificações e Segurança do Trabalho. Presidente da Comissão de Avaliação e Arbitramento de Imóveis (CAAI) na Prefeitura Municipal do Paulista, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente onde realiza diariamente avaliações, atendendo demandas das secretarias, de imóveis urbanos de pequeno a grande porte situados em PaulistaPE para compra ou locação. Perita Judicial nomeada em mais de 90 processos, sendo estes nas esferas Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). Assistente Técnica atuante em ações judiciais e extrajudiciais em Tribunais do Estado, Cartórios Municipais e Defensoria Pública do Estado com elaboração de pareceres técnicos, memoriais, projetos e laudos de imóveis urbanos cumprindo especificações de normas técnicas no estado de Pernambuco. Responsável Legal do Liberté Engenharia com prestação de serviços de Engenharia voltados para as áreas de Atuação Profissional Engenharia Civil; Engenharia Legal; Engenharia de Avaliação; Engenharia Diagnóstica; Engenharia de Custos; Auditoria de Engenharia; Engenharia de Segurança do Trabalho.

Eng.ª Maristela Ishibashi Toko de Barros.

Diretora da Secretaria geral_Maristela Ishibashi
Formada em 30/01/1988 pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Com especializações em Avaliações Imobiliárias, Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, Master em Arquitetura e Iluminação e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos. Atuante na área de Avaliações e Perícias, Projetos de Infraestrutura Urbana e Loteamentos. Proprietária da Empresa: Pettra Engenharia e Empreendimentos.

Eng.ª Isabela Beck da Silva Giannakos.

Diretora administrativa_Isabela Beck

Engenheira Civil, Mestre em Administração e Negócios, Especialista em Engenharia Econômica, Especialista em Qualidade e Modelagem Estatística, Diretora da BSG Engenharia Patrimonial há 33 anos, professora em diversos cursos de extensão e de pós graduação em Engenharia de Avaliações, como PUC/RS, AJURIS, SENGE/RS e IPOG. Atua na área de Projetos de Desapropriação em obras Rodoviárias do DNIT com experiência em diversas rodovias federais no estado do Rio Grande do Sul com BRs 362, 386, 448 e 116 e Mato Grosso na BR 164/364. Perita Judicial na região Metropolitana e em municípios do interior do Rio Grande do Sul. Membro Efetivo da Comissão de Estudos do COBRACO/ABNT, que promulgou a NBR 14654-1-2001 e NBR 14653-2/2004 Autora de diversos trabalhos técnicos como: Coautora no trabalho intitulado de “Crítica à Avaliação pela Moda da Distribuição Lognormal”, tendo recebido o Prêmio Eurico Ribeiro no VIII COBREAP/1995. Coautora no trabalho intitulado de Os Limites de Confiança e o Arbítrio do Avaliador, apresentado no IX COBREAP Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, São Paulo, SP., outubro 1997;Coautora no trabalho intitulado de Proposta de Alteração da NB-502/89 – Campo de Arbítrio, apresentado no X COBREAP/1999; Coautora no trabalho intitulado de Transformação de Variáveis – Regressão não Linear, apresentado no XI COBREAP/2001; A Supremacia do Uso do Valor Total, Frente ao Mercado Imobiliário, apresentado no III AVALIAR /2002.

Eng.º Luiz Fernando Droubi.

Luiz Fernando Droubi
Mestrando em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia pelO Instituto de Pós-Graduação (IPOG), Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Cientista de Dados pela Datacamp. Atualmente atua na Secretaria do Patrimônio da União em Santa Catarina e é diretor técnico da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA); Membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE).

Eng.ª Karin Schons Chiamenti.

Diretora técnica_Karin Schons

Mestre em Engenharia de Avaliações de Ativos pela Universidade Politécnica de Valência – UPV, Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz – FAG, pós-graduada em Engenharia Diagnóstica – Patologia e Perícias na Construção Civil pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC, Engenheira Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Atualmente é diretora técnica da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações – SOBREA, vice-presidente de Avaliações do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná – IBAPE-PR, certificada AA em Avaliações de Imóveis pelo IBAPE Nacional, sócia fundadora da Valiar Engenharia de Avaliações e Perícias.

Eng.º José Antoniel Campos Feitosa.

Diretor de pesquisa_Antoniel

Engenheiro Civil pela UFRN (1992), especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia (IPOG), Pós-graduação em Infra estrutura de Transportes e Rodovias (UNIP/INBEC), Pós-graduação em Gestão Pública (UNIFACEX), Pós-graduação em Direito Administrativo (UNI-RN). Responsável técnico em empresas construtoras, de 1993 a 2003. Consultor do MEC para padrões mínimos de escolas públicas, de 2003 a 2006. Servidor Público Federal (DNIT), de 2007 até o presente. Autor do Boletim Técnico 2021/011 – “METODOLOGIA DE QUANTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADES CONCORRENTES”, Co-autor das “Diretrizes para Análise de Produtividade em Perícias de Engenharia”, Participante da “Coletânea Técnica de Avaliações e Perícias”, do IBAPE Nacional , pela Ed. LEUD. Artigos publicados na Revista do IBAPE/PR, 2ª ed. e na Revista do DAER/RS, 24ª ed. Vencedor da Medalha Domingos Saboya – melhor trabalho apresentado no X Simpósio da SOBREA (2022) (artigo: “Seleção De Modelos Por Critérios De Informação Ponderados Pelo Desempenho Dos Pressupostos Básicos”). Vencedor da Medalha Hélio de Caires – melhor trabalho de avaliações apresentado no XX COBREAP (2019); (artigo: “Critério do Lote Projetado em Desapropriações parciais”). Menção honrosa – trabalho apresentado na área de perícias no XIX COBREAP (2017). (artigo: “Perícia em empreendimentos de engenharia em situação de conflito com o uso de métodos de apoio à tomada de decisão com múltiplos critérios”).

Eng.º Ianyqui Falcão Costa.

Ianyqui Falcão Costa
  • Graduado e mestre em engenharia civil pela Ufpe, atualmente doutorando na mesma.
  • Socio fundador da Planus Soluções & Negócios
  • Membro do Ibape-pe
  • Diretor de Divulgação/Técnico na Sobrea (2021-2023)
  • Diretor de Ensino na Sobrea (2023-2025)
  • Diversos cursos em Engenharia de Avaliações
  • Estágio de Docencia e Monitor na disciplina de Engenharia de Avaliações na Ufpe com Rubens Dantas
  • Professor convidado do Esuda
  • Professor convidado da BSSP
  • Bolsista do PRH47.1 com gestão da ANP
  • Integrante do projeto SIGER3, projeto P&D entre Ufpe e Petrobrás
  • Experiência nas áreas de Avaliações de bens Imóveis, Perícias de Engenharia e Projetos Estruturais, Hidráulicos e Elétricos l
  • Membro do Conselho editoria da Revsita VALOREM
  • Membro do corpo técnico-científico da Revista VALOREM
  • Palestrante, autor de artigos e participações em bancas de TCC

Eng.º Carlos Augusto Zilli.

Diretor Valorem_Carlos Zilli

Engenheiro Civil e Matemático. Mestre e Doutorando em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é docente no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e viajante em todas as horas vagas .É, também, editor e diretor da Revista Valorem da Sociedade Brasileira de Engenharia Avaliações (SOBREA).

Eng.º Leonardo Coimbra da Silva Raposo.

Leonardo Coimbra
Engenheiro Civil, Especialista em Estatística Aplicada, Diretor Técnico da PLANNER CONSULTORIA E PLANEJAMENTO, Professor da BSSP CENTRO EDUCACIONAL (Avaliação de Aluguéis, Método Involutivo, Desapropriações e Servidões Administrativas, Avaliações Econômicas, Análise de Investimentos Imobiliários, Norma de Desempenho), Professor da FUNDAÇÃO BRADESCO (Finanças, Noções de Economia e Gerenciamento de Projetos), além de Universidades e Cursos de Extensão, Desenvolvedor do Projeto SMARTHUB, com foco em geração de conteúdo voltado à Engenharia de Negócios, Consultor com atuação em Engenharia de Avaliações, Engenharia Econômica, Viabilidade Econômica & Análise de Qualidade de Investimentos, Procurement, Aspectos de Desempenho de (Sub) Sistemas Construtivos orientados à Coordenação Integrada de Projetos, Engenharia Diagnóstica, Gestão de Manutenção com foco Edificações Residenciais e Comerciais e Inovação de Processos & Metodologias Construtivas;

Eng.º Francisco Luciano Lima Brasileiro.

Diretor executivo_Luciano Brasileiro

Formado pela UFPB em 1980. Responsável Técnico da Empresa LFB – Engenharia de Avaliações Ltda, Engenheiro aposentado da CAIXA, exerceu a função de Coordenador do Processo Avaliar Bens da Caixa – GIHABJP, no período de dez/2010 até maio/2015, também foi instrutor na área de avaliação no período de abril/2002 até maio/2015, tendo ministrado diversos cursos sobre Avaliações de Imóveis no País, consultor de diversos trabalhos efetuados na área de Avaliações com utilização de Inferência Estatística. Diretor Executivo (Biênio 2019/2021) e Vice-Presidente Executivo (Biênio 2021/2023) da SOBREA – Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações. Atualmente é Diretor Executivo na gestão 2023/2025 da SOBREA e conselheiro do IBAPE-PB – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – PB.

Eng.º Luiz Borges.

Diretor Institucional_Luiz Borges

Graduação em Engenharia Civil formado pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Especialização em Engenharia de Avaliação pela Universidade de Pernambuco – UPE, Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro Titular do Conselho CREA-PE, Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia – IBAPE, Diretor Institucional da SOBREA – Sociedade
Brasileira de Engenharia de Avaliação. Funcionário Público da Prefeitura do Recife por 37 anos, tendo atuado como Engenheiro Civil no desenvolvimento de modelos genéricos de regressão para avaliação dos imóveis urbanos no lançamento de tributo sobre a propriedade imobiliária, modelos de regressão para avaliação individual do valor de mercado e da indenização dos imóveis atingidos por ação de desapropriação. Atualmente desenvolve atividades de Perícia em Ação de Desapropriação, Usucapião, Instituição de Servidão, Reintegração e Manutenção da Posse na Justiça Federal em Pernambuco, e de consultoria em projetos para implantação da Planta de Valores Genéricos em Prefeituras Municipais.

Eng.º Elcio Lyndon da Silva Júnior.

Diretor de comunicação_Elcio Silva

Engenheiro Civil membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (IBAPE-PE) e diretor de comunicação e divulgação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), onde pesquisou sobre o impacto da sustentabilidade no valor de locação de escritórios em edifícios corporativos no mercado imobiliário de São Paulo/SP. Autor de trabalhos técnicos publicados em periódicos e congressos, professor convidado de cursos de pós-graduação em engenharia de avaliações e sócio-diretor técnico da Construsul Engenharia, empresa atuante no mercado de avaliações de imóveis com contrato ativo com prefeituras e bancos públicos. Atua como perito judicial, assistente técnico e consultor em trabalhos que envolvem engenharia de avaliações com uso de metodologia científica.

Eng.º Gregório Beck da Silva Giannakos.

Diretor de eventos_Gregório Beck

Engenheiro Civil (PUCRS). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Patologia e Desempenho das Construções pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é diretor de eventos da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA) e sócio da BSG Engenharia Patrimonial. Trabalho premiado pelo IBAPE-SP na 19ª Conferência Internacional da Lares (2019): Avaliação de Imóveis – Modelo de Análise de Viabilidade Econômica Considerando Alternativas de Incorporação. Artigo publicado no XX COBREAP (2019), CINPAR (2021) e CBPAT (2022).

Eng.º Sérgio Pires.

Sérgio Pires - Foto

1 ATIVIDADES PROFISSIONAIS JÁ DESEMPENHADAS
• Engenheiro do Quadro de Profissionais da Caixa Federal, de abr/84 a dez/96;
• Responsável pela Área Operacional da Engenharia da CEF/RS, de set/86 a dez/96;
• Assessor Técnico da Presidência da CEF – 1993
• Instrutor de diversos Treinamentos em Avaliações de Imóveis para a CEF;
• Diretor Técnico da Tecsys Engenharia desde 1995.
• Diretor da SOBREA – Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações;

2 ATIVIDADES INSTITUCIONAIS JÁ DESEMPENHADAS
• Conselheiro do IGEL – Instituto Gaúcho de Engenharia Legal e de Avaliações
• Membro da Comissão Técnica do IGEL
• Membro da Comissão Técnica do CREA – Avaliações

3 CURSOS E EVENTOS QUE PARTICIPOU
• IV, V, VI e VII Ciclos de Estudos de Avaliações e Perícias – IGEL 1988 a 1999;
• Congresso Brasileiro de Avaliações de Imóveis (1993, 1995, 1997, 2001 e 2003);
• Seminário Brasileiro de Avaliações de Imóveis (São Paulo – 1994);
• Extensão em Engenharia de Avaliações, PUC/RS-1988;
• Congresso Internacional de Avaliações de Imóveis (Valência/Espanha – julho/2002);
• Congresso Brasileiro da Sobrea (Brasília/2007)

4 CURSOS, PALESTRAS E TRABALHOS PUBLICADOS
• CONGRESSO BRASILEIRO: “Avaliações em Massa – o caso de Brasília – NOV/93”.
• MENÇÃO HONROSA: Locativo de Lojas – COBREAP – NOV/97
• PALESTRAS E TRABALHOS APRESENTADOS NO AVALIAR2000 e AVALIAR2002;
• CONGRESSO INTERNACIONAL: “Escolha de Modelos por Variação Residual”/julho-2002;
CURSOS MINISTRADOS: “ESTATÍSTICA INFERENCIAL APLICADA A ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES”; Versões apresentadas para: IGEL, CEF, ABDE, BANCO CENTRAL, ASBACE, CENTRUS, BANRISUL, PATRIMÔNIO DO RS, FUMEC/MG, IBAPE/BA, IBAPE/PR, IBAPE/SE, CREA/BA, CLUBE DE ENGENHARIA DE RECIFE/PE, CAPRA – Lisboa/Portugal.

5 ATIVIDADES PROFISSIONAIS ATUAIS
• CONSULTOR de diversas Incorporadoras e empresas, envolvendo Engenharia de Avaliações e Engenharia Econômica, pertinentes a imóveis comerciais (lojas e escritórios) e residenciais;
• Consultor de Instituições promotoras de cursos de especialização em Avaliações;
• Responsável Técnico pela TECSYS – Engenharia;
• Diretor da SOBREA – Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações;
• Instrutor de Cursos sobre Avaliação de Imóveis com uso de Inferência Estatística Aplicada;

6 ATIVIDADES RELEVANTES NO ESTUDO DE AVALIAÇÕES EM MASSA
• Elaboração dos modelos econométricos de Avaliação dos 16.000 imóveis funcionais e mansões dos
Ministros em Brasília-1990/1991;
• Assessoria na eleboração de planta de valores do município de Governador Valadares/MG – 1998;
• Avaliação de locação de lojas com uso de indicadores econômicos – Congresso Brasileiro 1997;
• Avaliações Internacionais em Amsterdã, Paris e Buenos Aires – 2003 a 2006;
• Autor do aplicativo SISREG-DOS – 1988;
• Co-Autor do aplicativo TS-Sisreg – 2005;
• Autor da teoria da Escolha de modelos por Variação Residual (2000);
• Autor da Teoria da segmentação de modelos por Variável independente (2010);

7 AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS
•1) PRÉDIO COMERCIAL – Paris/França – Setembro/2003
•2) PRÉDIO COMERCIAL – Amsterdã/Holanda – Setembro/2003
•3) PRÉDIO COMERCIAL – Buenos Aires/Argentina – Novembro/2005

Eng.º Sérgio Antão Paiva.

Sérgio Antão Paiva

Engenheiro Civil (UFRJ), Mestre em Ciências em Planejamento Urbano e Regional (COPPEUFRJ), exerceu atividades na área de avaliação de imóveis na CAIXA e na área de planejamento urbano e regional em diversas empresas. É Secretário da Comissão de Estudos da ABNT para as Normas de avaliação de bens (NBR 14.653) e Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA) de 2019 a 2023. Atualmente, integra o Conselho Deliberativo como Presidente (2023-2025).

Eng.ª Dagmar Marques Niemczewski.

Dagmar Marques Niemczewski
Engenheira Civil, formada em 1981 pela UCPEL/RS, sócia administradora e responsável técnica da EFI SERVI Engenharia e Serviços Ltda., trabalhando na área de Engenharia de Avaliações desde 1999, com curso de Especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias pela UFF (2006 a 2008), e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA), atualmente Vice-Presidente Administrativa da SOBREA e membro do Instituto Gaúcho de Engenharia Legal e Avaliações (IGEL), Mediadora e Árbitra formada pelo CREA/RS.

Eng.º André Maciel Zeni.

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Julho de
1975.

Coordenador Técnico de 3 (três) simpósios brasileiros de Engenharia de Avaliações – AVALIAR 98 (Salvador/BA), AVALIAR 2000 (São Paulo/SP) e AVALIAR 2002 (Curitiba/PR), promovidos pela ABDE – Associação Brasileira de Entidades Financeiras de Desenvolvimento.

Coordenador Executivo nacional de 6 (seis) simpósios e 1 (um) congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações – SOBREA.

Professor da disciplina ENGENHARIA ECONÔMICA a todas as modalidades de Engenharia – PUCRS/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Graduação (de 1990 a 2000).

Ministrante de cerca de 300 (trezentos) cursos básicos e avançados em todo o País, para diversas instituições, com a seguinte temática: Engenharia de Avaliações – Metodologia Científica, Matemática Financeira, Engenharia Econômica, Análise de Investimentos Imobiliários, Viabilidade Econômica de Empreendimentos de Engenharia, Avaliação Econômica de Empreendimentos, Avaliação Econômica de Shoppings Centers e Avaliação Econômica de Processos Industriais.

Autor de cerca de 35 (trinta e cinco) trabalhos técnicos publicados em simpósios e congressos, nacionais e internacionais.

Membro do Grupo de Trabalho Nacional que estudou e concluiu a NBR/ABNT 14.653 – Norma Brasileira para Avaliação de Bens – Parte 1: Procedimentos Gerais, Parte 2: Imóveis Urbanos e Parte 4: Empreendimentos.

Ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações – SOBREA.

Atual Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações – SOBREA.

Diretor Executivo da ENGEBÊ – Empresa Brasileira de Engenharia Econômica SS, empresa especializada, constituída em NOV/1979, onde é sócio majoritário, Fundador e Responsável Técnico, prestando serviços técnicos em todo o País.

Eng.º Antônio Frederico Vilarinho Castelo Branco.

Conselho Deliberativo_Fred

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), com mestrado em Engenharia de Estruturas pela EESC-USP (1987) e Doutorado em Geografia Urbana, na área de Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2012). Participou de diversas bancas examinadoras de Doutorado e Mestrado na Universidade federal do Piauí, e de TCC no Instituto Federal do Piauí e em outras instituições de ensino superior em TeresinaPI. É professor Aposentado do Instituto Federal do Piauí e Analista Judiciário do TRT da 22ª Região, na modalidade Engenharia (desde 1998). Tem experiência no planejamento, orçamentação, contratação e fiscalização de obras públicas; em docência superior e de pós-graduação; em avaliações de imóveis urbanos com o emprego de metodologia científica; na elaboração de Plantas de Valores Genéricos, já tendo desenvolvido o trabalho em 10 municípios do Piauí e Maranhão; tem credenciamento ativo junto à Caixa Econômica Federal como engenheiro de Avaliações desde 1997; Prestou serviços de avaliações de imóveis para FUNCEF, Governo do Estado do Piauí, Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Tem ainda experiência com perícias de engenharia na construção civil em obras públicas de grande porte, como o Aeroporto Serra da Capivara, Transposição de Águas do São Francisco na Adutora do Sudeste, Porto de Luiz Correis, além de relevantes trabalhos em projetos de estruturas, inspeção predial e recuperação de estruturas de concreto armado. É Membro fundador da SOBREA – Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações e da APIENG – Academia Piauiense de Engenharia.

Eng.º Rubens Dantas.

Rubens Dantas - Foto

Professor de Avaliação Econômica de Empreendimentos e Engenharia de Avaliações na UFPE, com especialização em Engenharia Econômica, Mestrado em Engenharia de Produção, Doutorado em Economia. Diretor das Dantas Engenharia de Avaliações. Ex-presidente da SOBREA.

Eng.º Antônio Augusto Ferreira de Oliveira.

Antônio Augusto Ferreira de Oliveira

É mestre em Economia do Setor Público pela UFC (2020). Pós-graduado em Informática pela UFC (1998) e Direito e Processo Tributário UNIFOR (2008). Possui graduação em Direito pela UNIFOR (2005) e em Engenharia Civil pela UFC (1993). Auditor do tesouro municipal na PMF, desde 2005. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA) e do Grupo de Observação e Transformação do Território (GOTT) da UFSC. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil/Direito, com ênfase em engenharia de avaliações, cadastro territorial multifinalitário e tributação imobiliária, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em massa de imóveis urbanos, sistemas de informações geográficos (SIG), análise de regressão múltipla, econometria espacial, geoestatística, modelos de aprendizado de máquina e ciência de dados.

Eng.º Brício de Melo.

Brício de Melo - Foto

Engenheiro Civil (UFU – Universidade Federal de Uberlândia), especialista docente em Engenharia Econômica (ICAT–Brasília/DF). Mestre acadêmico em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA – São José dos Campos/SP).

Arqt.ª Swanee de Saboya Carvalho.

Swanee de Saboya Carvalho
Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Bacharel em Administração. Atua em Perícias, Consultorias e Avaliações. Empresa Saboya C & T Arquitetura LTDA.

Arq. Mauro de Souza Gomes.

Mauro de Souza Gomes
Mestre em Economia UCAM, Latu Sensu Avaliação de Projetos FGV, Arquiteto e Urbanista FAU UFRJ, ex-vice-presidente IBAPE/RJ Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias/RJ, ex-vice-presidente da SOBREA Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (2013-2015), Chefe da Divisão de Engenharia Econômica do Clube de Engenharia, Diretor Técnico do Instituto UrbanoMétrica, Avaliador registrado no Royal Institution of Chartered Surveyors com acreditação internacional, atua como perito judicial desde o ano de 1984 tendo trabalhado para dezenas de magistrados de varas de fazenda pública, cível e federal.

Eng.º José Gustavo Villaça.

José Villaça - Foto

Engenheiro Civil, com especialização em avaliação e perícia de engenharia, especialista em gestão de projetos, MBA em private banking, pertencente ao quadro de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, atualmente Coordenador Geral de Avaliação e Contabilidade da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União – SPU.

Eng.º Diego Soto.

Diego Soto - Foto

Engenheiro Civil, formado em 1995 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – com especializações em Auditoria, Avaliações e Perícias pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG) e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER. Em 2010 ingressou como Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia e atualmente exerce a Chefia do Serviço de Desapropriação, Reassentamento e Meio Ambiente da Superintendência Regional do DNIT no Estado do Rio Grande do Sul.

SOMENTE CURSO de 20h
(para quem não participará do Simpósio)

* Os cursos "Avaliação econômica de empreendimentos de base imobiliária" e "Avaliação de imóveis em massa: introdução à elaboração de plantas de valores genéricos (PVGs)" estão confirmados.

Curso de 20h para participantes do Simpósio

* Os cursos "Avaliação econômica de empreendimentos de base imobiliária" e "Avaliação de imóveis em massa: introdução à elaboração de plantas de valores genéricos (PVGs)" estão confirmados.

SOMENTE CURSO de 20h
(para quem não participará do Simpósio)

Desconto

Curso pré-simpósio
(7 e 8 de novembro)

Até 31/10/22

A partir de 01/11/22

Inscrição

-

Avaliação econômica de empreendimentos de base imobiliária*

R$ 800,00

R$ 1.000,00

-

Avaliação de imóveis em massa: introdução à elaboração de plantas de valores genéricos (PVGs)*

R$ 800,00

R$ 1.000,00

* Os cursos "Avaliação econômica de empreendimentos de base imobiliária" e "Avaliação de imóveis em massa: introdução à elaboração de plantas de valores genéricos (PVGs)" estão confirmados.

Curso de 20h para participantes do Simpósio

Desconto

Curso pré-simpósio
(7 e 8 de novembro)

Até 31/10/22

A partir de 01/11/22

Inscrição

20%

Avaliação econômica de empreendimentos de base imobiliária*

R$ 640,00

R$ 800,00

20%

Avaliação de imóveis em massa: introdução à elaboração de plantas de valores genéricos (PVGs)*

R$ 640,00

R$ 800,00

* Os cursos "Avaliação econômica de empreendimentos de base imobiliária" e "Avaliação de imóveis em massa: introdução à elaboração de plantas de valores genéricos (PVGs)" estão confirmados.

Eng.ª Rosa Angélica Saldanha.

Rosa Saldanha - Foto

Engenheira Civil, especialista em Infraestrutura de Transportes e Rodovias, em Administração Pública e em Engenharia de Avaliações, Auditoria e Perícias; Coordenadora de Desapropriação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, onde atua desde 2013.

Eng.º Osório Gatto.

Osório Gatto - Foto

Engenheiro Mecânico, Mestre em Economia, pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias, Avaliador Certificado em Avaliações nível AAA pelo IBAPE. Sócio Fundador da MERCATTO ASSESSORIA E AVALIAÇÕES LTDA.
Vice-Presidente da UPAV (União Panamericana de Avaliações) de 2017/18, Secretário Técnico e de Normas da UPAV de 2012/18, Presidente do IBAPE Nacional de 2012/13, Vice-Presidente do IBAPE Nacional de 2011/10, Presidente do IBAPE-SP de 2009/10, Vice-Presidente do IBAPE-SP de 2007/08, Diretor do IBAPE-SP entre 1998 e 2006.
Coordenador técnico de diversos COBREAP’s (Congresso Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e participante ativo nas Normas da ABNT.
Exerceu atividades docentes ao longo de duas décadas como coordenador em mais de 20 turmas de pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias e como professor nas disciplinas de avaliações econômicas, avaliações de máquinas e equipamentos e análise de investimentos, em diversos cursos de pós-graduação.

Eng.ª Karine Moreira.

Karine Moreira - Foto

Engenheira Civil e Administradora. Pós Graduada em Administração Pública. Presidente da Associação Brasileira de Avaliação e Perícia-ABAP. Assessora do CREA DF. Especialista de Engenharia de Avaliações e Inspeção Predial .

Eng.º Jackson Guedes.

Jackson Carvalho - Foto

Engenheiro Civil, formado pela UFRJ e M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE Professor em diversos cursos de Engenharia de avaliações Presta consultoria para várias empresas, bancos e fundações.

Eng.º Frederico Lima.

Frederico Lima - Foto

Eng. Civil e Eletricista. Professor da Pós-graduação de Avaliações e Perícias de Engenh. (PUC-MG), Coord. da revisão da Norma ABNT de Perícias de Engenharia na Construção Civil (ABNT NBR 13752 Secretário das novas partes de Inspeção Predial (ABNT NBR 16.747) e Ex. Presidente IBAPE Nacional.

Arq. Flávia Lima.

Flávia Lima - Foto

ARQUITETA (UFRJ/2006),MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UFRJ/2013) E DOUTORA EM ARQUITETURA (UFRJ/2021). 17 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO E EXECUÇÃO DE OBRAS. AUTORA DO MÉTODO CUG E FUNDADORA DA CUG CONSULTORIA. PROFESSORA (UFRJ E UERJ).

Arq. Fernanda Furtado.

Fernanda Furtado - Foto

PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. ARQUITETA E URBANISTA, COM ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO EM PLANEJAMENTO URBANO NO IPPUR-UFRJ, DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO EM URBANISMO NA FAU-USP.

Eng.º Eduardo Rottmann.

Eduardo Rottmann - Foto

Eduardo Rottmann, Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sócio da Contacto Consultores Associados, é consultor em desenvolvimento imobiliário e habitação junto a entidades como a Prefeitura de São Paulo, o Metrô de São Paulo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e a Corporação Andina de Fomento. Atua também como perito judicial, avaliador e professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições acadêmicas nas áreas de Engenharia de Avaliações e de Real Estate. Co-autor dos livros “Perícias de Engenharia” (Ed. Pini, 2008), “Perícias em Arbitragens” (Ed. LEUD, 2012) e “Engenharia de Avaliações” (Ed. Pini, 2014). É Ex-Presidente do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), ExSecretário de Normas da UPAV – Unión Panamericana de Asociaciones de Valuación e representante do Brasil junto ao IVSC – International Valuation Standards Committee, com sede em Londres. É Ex-Presidente e fundador da LARES – Latin American Real Estate Society e Fellow da RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors. É atual Vice-Presidente Administrativo-financeiro do IBAPE Nacional (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias – Entidade Federativa) e Secretário de Relações Interinstitucionais da UPAV – Unión Panamericana de Asociaciones de Valuación.

Arq. Carlos Abrantes.

Carlos Abrantes - Foto

Arquiteto e Urbanista, Pós-graduado, Mestre, Perito Judicial desde 1987, Revisor da NBR 14653 desde 2005, Instrutor da Univ. Caixa desde 2008, Ex Supervisor de Avaliação de Imóveis da Ger. Téc. De Hab. CAIXA do RJ; atual Superv. de Aval. de Im. da Centralizadora téc. de Hab. CAIXA do Sudeste.

Eng.º Carlos Arantes.

Carlos Arantes - Foto

Eng.º Agrônomo; Doutorando em Valuación – UABC; Mestrado Ingeniería de la Tasación y Valuación – UPV; Environmental Auditor – EARA; CEO Arantes & Associados – Eng Legal e Meio Ambiente; Autor de 9 Livros na área de Eng. Avaliações; Prof. Mestrado Un.Jaén – Espanha; Prof. Pós Fac. Arnaldo/BH.

Arq. Álvaro Albernaz.

Álvaro Albernaz - Foto

PERFIL

Com uma experiência profissional de mais de 40 anos no Mercado Imobiliário e de Capitais, tendo realizado estruturação financeira e avaliações imobiiárias de grande porte o Arquiteto Alvaro Albernaz é um gestor com experiências ímpar na visão imobiliária, agregando valor ao projeto por conhecer 100% do processo de reestruturação, reocupação e vocação imobiliária
visa-a-vis a demanda ou a potencialidade do mercado. Com
este “back graund” criou a FINARQ – Consultoria, que com mais quatro associados, desenvolve análises e projetos imobiliários.

EDUCAÇÃO


Doutorando em Economia – Instituto de Economia UFRJ
2019 – 2022
Programa de Políticas Públicas em Economia Regional e Urbana.
Tese: Foco em Economia Regional do Estado do Rio de Janeiro


Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE – FGV
2014 – 2015
Gestão Pública e Empresarial com foco em Mercado de Capitais e Finanças – Dissertação sobre Fundos Imobiliários.


Especialização em Administração pela COPPEAD/UFRJ
1999
MBA ALTOS EXECUTIVOS – Especialista em Gestão Empresarial.


Graduado em Direito pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro
1989 – 1994


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett
1981 – 1986


EXPERIÊNCIA DE TRABALHO


FINARQ – CONSULTORIA LTDA.
2009 – 2020
Empresa especializada em: Viabilidade Técnica-Econômico-Financeira de Projetos; Avaliação Imobiliária; Gestão e Fiscalização de Empreendimentos e Estruturação de Operações Imobiliárias em Mercado de Capitais; Consultoria Técnica de Projetos.


BANCO DO BRASIL – Diretoria de Mercado de Capitais – Executivo
2000 – 2009
Gestor de Estruturação de Operações de Mercado de Capitais com usos nos seguintes veículos: Securitização, Fundos Imobiliários, Fundos de Direitos Creditórios, Fundos de Participação, Debêntures, Fusões e Aquisições e
IPO’s.


PREVI – CAIXA DE PREVIDÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BB – Gestor
1992 – 2000
Gestor de Investimentos Imobiliários de 1992 a 1996 e Gestor de Desenvolvimento de Projetos de 1996 a 2000.

Diretoria 2005 - 2006

Presidente: Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Vice-presidente Técnico: Eng.º Rubens Alves Dantas.

Diretoria 2006 - 2007

Presidente: Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Vice-presidente Técnico: Eng.º Rubens Alves Dantas.

Diretora da Secretaria Geral: Eng.ª Mônica Dai Prá.

Diretor de Assuntos Institucionais: Eng.º Emmanuel Carlos de Araújo Braz.

Diretor de Comunicação: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.

Diretora de Normas Técnicas: Eng.ª Valéria Martins Salgado.

Diretor de Marketing: Eng.º Paulo Roberto Gaiga.

Diretora Social: Eng.ª Mônica Dai Prá.

Conselho Deliberativo:

Eng.º Agostinho Loures de Castro.

Eng.º Brício de Melo.

Eng.º Demósthenes Marques.

Eng.º Gilson Geraldo Kegler.

Suplentes do Conselho Deliberativo:

Eng.º Ruy Antonio Marder Filho.

Eng.º Eduardo Speggiorin.

Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Neto.

Eng.ª Leila Szczecinski Cótica.

Eng.º Waldir Pedro Alves.

Comissão para revisão do Estatuto:

Eng.º José Gilberto Niemczewski.

Eng.º Waldir Pedro Alves.

Eng.ª Tatiana Thomé de Oliveira Cappellari.

Eng.º Eduardo Speggiorin.

Coordenadores Regionais da SOBREA:

Bahia: Eng.ª Maria de Lourdes Gondin.

Ceará: Eng.º Luiz Guilherme Delgado Sampaio.

Distrito Federal: Eng.º Jair Bizerra de Araújo.

Espírito Santo: Eng.º Carlos César Hauer.

Goiás: Eng.ª Valéria Martins Salgado.

Mato Grosso do Sul: Eng.ª Marize Lechuga de Moraes Boranga.

Minas Gerais – Região Metropolitana: Eng.º Antônio Pelli Neto.

Minas Gerais – Triângulo Mineiro: Eng.º Ricardo Miguel e Souza de Souza.

Paraná: Eng.º Paulo Roberto Gaiga.

Pernambuco: Eng.º Edmundo de Melo Moura.

Piauí: Eng.º Frederico Castelo Branco.

Rio Grande do Sul: Eng.ª Silvia Mary Cortelletti.

Santa Catarina: Eng.º Carlos Etor Averbeck.

São Paulo: Arqt.ª Maria Clara Saboya de Toledo.

Sergipe: Eng.º João Prado.

Diretoria 2007 - 2009

Presidente: Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Vice-presidente Técnico: Eng.º Rubens Alves Dantas.

Diretora da Secretaria Geral e Quadro Social: Eng.ª Mônica Dai Prá.

Tesoureiro: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.

Diretor de Assuntos Institucionais: Eng.º Paulo Roberto Gaiga.

Diretor de Comunicação: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.

Diretora de Normas Técnicas: Eng.ª Valéria Martins Salgado.

Conselho Deliberativo:

Eng.º Agostinho Loures de Castro.

Eng.º Brício de Melo.

Eng.º Demósthenes Marques.

Eng.º Gilson Geraldo Kegler.

Suplentes Conselho Deliberativo:

Eng.º Ruy Antonio Marder Filho.

Eng.º Eduardo Speggiorin.

Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Neto.

Eng.ª Leila Szczecinski Cótica.

Eng.º Waldir Pedro Alves.

Comissão para Revisão do Estatuto:

Eng.º José Gilberto Niemczewski.

Eng.º Waldir Pedro Alves.

Eng.º Eduardo Speggiorin.

Eng.ª Sandra Natalina Tonon.

Comissão de Estudos para Certificação:

Eng.º Emannuel Carlos de Araújo Braz.

Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Eng.º Waldir Pedro Alves.

Eng.º José Gilberto Niemczewski.

Eng.º Benedito Arruda.

Comissão de Apoio para Apresentação de Trabalhos:

Eng.º Rubens Alves Dantas.

Eng.º Luiz Fernando Lyra Novaes.

Coordenadores Regionais SOBREA:

Bahia: Eng.ª Maria de Lourdes Gondin.

Ceará: Eng.º Luiz Guilherme Delgado Sampaio.

Distrito Federal: Eng.º Jair Bizerra de Araújo.

Espírito Santo: Eng.º Carlos César Hauer.

Goiás: Eng.ª Valéria Martins Salgado.

Mato Grosso do Sul: Eng.ª Marize Lechuga de Moraes Boranga.

Minas Gerais – Região Metropolitana: Eng.º Antônio Pelli Neto.

Minas Gerais – Triângulo Mineiro: Eng.º Ricardo Miguel e Souza de Souza.

Paraná: Eng.º Paulo Roberto Gaiga.

Pernambuco: Eng.º Edmundo de Melo Moura.

Piauí: Eng.º Frederico Castelo Branco.

Rio Grande do Sul: Eng.ª Sílvia Mary Cortelletti.

Santa Catarina: Eng.º Carlos Etor Averbeck.

São Paulo: Arqt.ª Maria Clara Saboya de Toledo.

Sergipe: Eng.º João Prado.

Diretoria 2009 - 2011

Presidente: Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Vice-presidente Técnico: Eng.º Rubens Alves Dantas.

Tesoureiro: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.

Diretora de Eventos: Eng.ª Marize de Moraes Boranga.

Diretor de Publicações: Eng.º Bricio de Melo.

Conselho Deliberativo:

Eng.º Alexandre Raitani Beltrani.

Arqt.ª Maria Clara de Saboya Toledo.

Eng.º Paulo Roberto de Oliveira Gaiga.

Eng.º Ruy Antonio Marder Filho.

Suplentes Conselho Deliberativo:

Eng.º Caio Nogueira Hosannah Cordeiro.

Eng.º Clift Newton Giacomassi Cavet.

Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Neto.

Arqt.ª Edineyde Vidal Ourives Barros.

Eng.ª Sônia Irani Chinzarian Miguel.

Seccional MS:

Diretora: Eng.ª Marize Lechuga de Moraes Boranga.

1º Tesoureiro: Eng.º Willian Ferreira Vargas.

2ª Tesoureira: Eng.ª Flávia Lombardi Kassar Paluri.

1º Secretário: Eng.º Caio Nogueira Hosannah Cordeiro.

2ª Secretária: Arqt.ª Edneyde Vidal Ourives Barros.

1º Diretor de Planejamento: Eng.º Sérgio Queiroz Serra.

2ª Diretora de Planejamento: Arqt.ª Sônia Irani Chinzarian Miguel.

1ª Diretora de Normas Técnicas: Eng.ª Cláudia Maria Daige da Silva.

2ª Diretora de Normas Técnicas: Eng.ª Evanir Lescano Martins.

Seccional RS:

Tesoureiro: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.

Diretoria 2011 - 2013

Presidente de Honra: Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Vice-presidente Técnico: Eng.º Rubens Alves Dantas.

Vice-presidente Executiva: Eng.ª Marize de Moraes Boranga.

Tesoureiro: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.

Diretora de Eventos: Eng.ª Marize de Moraes Boranga.

Diretor de Publicações: Eng.º Antônio Frederico Castelo Branco.

Conselho Deliberativo:

Arqt.ª Maria Clara de Saboya Toledo.

Eng.º José Gilberto Niemczewski.

Eng.º Domingos de Saboya Barbosa Filho.

Suplentes Conselho Deliberativo:

Eng.º Clift Newton Giacomassi Cavet.

Eng.º Edval Silveira Balen.

Arqt.ª Edineyde Vidal Ourives Barros.

Arqt.ª Sônia Irani Chinzarian Miguel.

Eng.º Alexandre Raitani Beltrani.

Seccional MS:

Vice-diretora: Eng.ª Cláudia Maria Daige.

1º Diretora de Normas Técnicas: Eng.ª Evanir Lescano Martins.

2º Diretor de Normas Técnicas: Eng.º Willian Ferreira Vargas.

1º Diretor de Planejamento: Eng.º Sérgio Queiroz Serra.

2º Diretor de Planejamento: Eng.º Paulo Roberto Freire Palhano.

1ª Secretária: Arqt.ª Edneyde Vidal Ourives Barros.

2ª Secretária: Arqt.ª Sônia Irani Chinzarian Miguel.

1º Tesoureira: Eng.ª Flávia Lombardi Kassar Paluri.

2º Tesoureira: Arqt.ª Renata Daige da S. Aranda.

Conselheiros:

Eng.ª Marize Lechuga de Moraes Boranga.

Arqt.ª Renata Potrich Dolzan.

Arqt.º José Nelson de Senne Martins Jr.

Arqt.º Luiz Alberto Nogueira Ignácio.

Eng.º Luiz Nazareno Teixeira.

Seccional RS:

Tesoureiro: Eng.º Sérgio Alberto Pires da Silva.